quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pois é, macacada, de ontem pra hoje não dormi! ô insônia desgramada! ô insônia sem jeito!! este é meu problema eternooooooo...desde que me conheço por gente que tenho, né de Deus não. Engraçado que ultimamente tem aumentado, mas aí, acho que sei porque: Sou acostumada a trabalhar fora, sair todo dia, viver uma vida meio "externa" tá ligado? e agora tô em casa, por opção dos outros né, sendo a malfadada dona de casaaaaaa...oolha, longe de mim falar mal, mas ser dona de casa é barra, trabalhinho pra não acabar nunca, gota serena!!!! e aí tenho mil coisas pra fazer, mas mesmo assim a ansiedade aperta e de boa, acho que é um problema de muita gente! Quem sofre de ansiedade crônica como eu, e esse troço é "Séru", tem insônia constante e isso pode acontecer por qualquer motivo: stress aperreio, falta de grana, problemas com marido, reforma na casa, prazos apertados, etc., enfim, essa P%$%¨& é por qualquer coisa tb, oras!!

Enfim, aproveitei esse momento de "ócio criativo" P. nenhuma pra fazer pra pesquisar melhor sobre ansiedade e olha só o que eu achei:
"É o transtorno de sono mais comum, respondendo por cerca de 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problemas do sono. Cerca de metade dos pacientes com insônia também tem depressão maior.Frequentemente o paciente com diagnóstico de insônia primária apresenta dificuldade para começar a dormir e acorda seguidamente durante a noite, sendo incomum uma queixa isolada de sono não reparador.

Insônias transiente:As insônias de transiente ou de curta duração são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por estresse grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares; luto ou perda substancial; problemas familiares, profissionais ou de relacionamentos;

Insônia intermitente:Caso os episódios de insônia ocorram de tempos em tempos, com períodos de sono regular e revigorante entre eles, passa a ser chamada de insônia intermitente.

Insônia crônica:As insônias de longa duração ou crônicas são as que duram mais de três semanas. Podem ser relacionadas a estresse contínuo, depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de café (cafeína).

O tratamento é bastante amplo, englobando desde a modificação dos hábitos inadequados para dormir até o tratamento da causa da insônia com medicamentos antidepressivos nos casos de depressão; e outros medicamentos; e psicoterapia em alguns casos. É necessário buscar a causa da insônia para cada um."

Ou seja, TÔ LASCADA!! excesso de café????????!! oi??!!! porque eu não bebo café, eu como com farinha né! 10 mil xícaras por dia aliadas à ansiedade aliada a ficar em casa...oolhe, eu vou endoidar,viu!!!!! Até tomei chá de camomila ontem, gente!!!! Sabe do quê? vou tomar uns banhos de mar pra ver se essa situação sai desse corpo, se bem que já pertence a esse corpo faz tempo, né, e me deixa descansar...

Mas se não tiver mar perto da sua casa, peguei umas dicas de como combater:

* Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis;
* Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;
* Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis;
* Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme. Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional;
* Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
* Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas (ou seja, minha TV no quarto tb não ajuda, né);
* Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranqüila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.

Bom, considerando essas dicas, vou sistematicamente fazer cada um delas durante a semana e bora ver se dá certo, se não der eu sou um robô!

Ahh, as causas eu achei naWikipedia e as dicas no blog do Drauzio Varella.

Beijocas!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prêmio Top Blog 2013

Banner

Esse papo já tá qualquer coisa

Cursos 24 Horas

Cursos On line

Cursos Online
Tecnologia do Blogger.

Indexadores

Top 10 digital

Top 10 digital

Total de visualizações de página

Eu leio este blog!

Leitura: Parada Obrigatória

Leitura: Parada Obrigatória
Lendo agora...

Online

Postagens populares

Seguidores